O casamento civil e a cerimônia ocorrerão no dia 17 de outubro. Foto: Divulgação
Última modificação em 17 de setembro de 2025 às 14:34
A Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR) abriu nesta quarta-feira, 17 de setembro, as inscrições para a segunda edição do casamento coletivo “Enfim, Casados – Direito de Amar”, voltado a casais que envolvem pessoas privadas de liberdade. O prazo segue até o dia 26 de setembro.
A ação é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima, o Cartório do 1º Ofício – Loureiro e a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
Serão oficializadas 20 uniões civis entre casais formados por uma pessoa em liberdade e outra sob custódia do Estado, na Cadeia Pública Masculina ou no Centro de Progressão Penitenciária (CPP), em Boa Vista.
A defensora pública Elceni Diogo, coordenadora do projeto, destaca que o casamento representa mais do que um direito civil — é também uma ferramenta importante no processo de ressocialização.
“O apoio da família reduz a solidão, fortalece vínculos afetivos e se torna uma base de apoio para que a pessoa em reclusão possa retomar a vida em sociedade com mais segurança”, afirma.
Como se inscrever
Os interessados devem se dirigir à sede da Defensoria Pública de Roraima, localizada na Av. Sebastião Diniz, nº 1165 – Centro, das 8h às 14h. Também é possível tirar dúvidas pelo WhatsApp: (95) 98419-7688.
Requisitos para participar
- Ser maior de 16 anos (menores precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis);
- Ser residente em Boa Vista;
- Ser solteiro, divorciado ou viúvo;
- Apresentar os seguintes documentos:
- RG ou Registro Nacional Migratório;
- CPF;
- Certidão de nascimento;
- Comprovante de residência;
- Declarar que não possui condições financeiras para custear o casamento civil.
- O edital completo está disponível em: www.defensoria.rr.def.br
Quando será a cerimônia?
O casamento civil e a cerimônia ocorrerão no dia 17 de outubro, às 9h30, na Cadeia Pública Masculina. A união será formalizada sob o regime de comunhão parcial de bens.
A lista com os casais selecionados será divulgada no site oficial da Defensoria, no mural da sede e nas redes sociais (@defensoriarr no Instagram).
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação