
A iniciativa posiciona o aeroporto como referência em energia limpa na região Norte. Foto: Reprodução
Última modificação em 10 de setembro de 2025 às 09:35
O Boa Vista Airport deu um importante passo rumo à sustentabilidade ao inaugurar, em julho, sua usina fotovoltaica, com capacidade instalada para gerar 100% da energia elétrica consumida pelo terminal. A iniciativa posiciona o aeroporto como referência em energia limpa na região Norte e reforça o compromisso com soluções sustentáveis e de alta eficiência.
A nova estrutura possui potência de 1,26 MWp, com geração anual estimada em 1.951 MWh. Isso significa que toda a operação do terminal, incluindo iluminação, climatização e equipamentos operacionais, será alimentada exclusivamente por energia solar.
O sistema utiliza painéis solares de alta eficiência (23%), com potência individual de 700W, além de inversores modernos e tecnologia de monitoramento integrada. O projeto foi desenvolvido em parceria com a OMEXON, empresa da rede VINCI Energies, utilizando a tecnologia Lastro Solar — uma solução inovadora que elimina a necessidade de fundações tradicionais, reduz escavações e diminui o impacto ambiental da instalação.
Além de garantir autonomia energética, a usina vai contribuir diretamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de baixar os custos operacionais e oferecer maior previsibilidade no consumo energético.
A inauguração da usina marca mais um avanço nas ações ambientais do aeroporto. Entre as iniciativas já implementadas estão:
- Uso de iluminação eficiente;
- Redução no consumo de água;
- Gestão de resíduos com foco na economia circular;
- Ações para reduzir a emissão de carbono;
- E, desde 2023, a instalação de uma Estação de Tratamento de Efluentes, que garante o lançamento de água tratada com qualidade superior à exigida pelos órgãos ambientais.
Em reconhecimento aos esforços na área ambiental, o Boa Vista Airport foi premiado em 2025 pelo Programa Aeroportos Sustentáveis da ANAC, conquistando o primeiro lugar na categoria de aeroportos com até um milhão de passageiros, ao lado dos terminais de Porto Velho e Rio Branco.
Com essa conquista, o Boa Vista Airport consolida seu papel como modelo de gestão ambiental na aviação regional brasileira, unindo inovação, eficiência energética e responsabilidade socioambiental.

Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação