
A operação segue ao longo do ano nos corredores comerciais e eventos de grande porte realizados na cidade. Foto: Reprodução
Última modificação em 9 de setembro de 2025 às 14:52
A Guarda Civil Municipal (GCM) tem intensificado a fiscalização contra a cobrança irregular de estacionamento em áreas públicas, prática geralmente realizada por guardadores de veículos e lavadores, conhecidos como “flanelinhas”. A operação está em andamento desde agosto e continuará ao longo do ano.
Todas as equipes de serviço foram orientadas a abordar situações que envolvam atuação irregular nas vias públicas, a fim de garantir a ordem, a segurança da população e o uso adequado dos espaços urbanos, conforme informou o coordenador de policiamento e vigilância da GCM.
As rondas comerciais têm ocorrido com frequência nos principais corredores comerciais da cidade, especialmente na região central. Na Avenida Jaime Brasil, por exemplo, já foram apreendidos diversos objetos utilizados para a reserva irregular de vagas, como baldes, papelões e até arma branca.
Essas práticas podem configurar crimes como extorsão e constrangimento ilegal. É importante lembrar que os cidadãos têm o direito de utilizar os espaços públicos livremente, sem serem obrigados a pagar qualquer tipo de taxa indevida. Denúncias podem ser feitas diretamente à GCM pelo número 98414-4413.
A fiscalização também é reforçada durante eventos de grande porte. Cones, fitas, caixas e outros materiais usados para bloquear vagas de estacionamento são removidos pelas equipes. As pessoas envolvidas são orientadas a buscar formas legais e seguras de atuação em locais apropriados.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação