
O certame oferece 33 vagas distribuídas para atender 20 cursos da instituição. Foto: Reprodução
Última modificação em 8 de setembro de 2025 às 10:07
A Universidade Federal de Roraima (UFRR) celebra, nesta segunda-feira, 8 de setembro, seus 36 anos de fundação. Criada por meio do Decreto-Lei nº 98.127, de 1989, a instituição marca mais de três décadas de contribuição para o desenvolvimento educacional, científico, social e cultural de Roraima e da Amazônia.
Para comemorar a data, a UFRR preparou uma programação especial ao longo do mês de setembro, com atividades culturais, pedagógicas e extensionistas abertas à comunidade.
Concerto comemorativo marca o início das celebrações
Dando início às festividades, a universidade realiza nesta quinta-feira (11), às 17h, o Concerto Comemorativo com a Orquestra do Instituto Boa Vista de Música (IBVM). O evento acontece no auditório do Centro Amazônico de Fronteiras (CAF), celebrando a história e os avanços da UFRR por meio da arte.
Em 2025, a universidade lança o slogan “Conhecimento que preserva, saber que transforma”, reforçando seu compromisso com a educação de qualidade, a sustentabilidade, a produção de conhecimento e a transformação social.

Jornada de Extensão reforça o vínculo com a sociedade
Outro destaque da programação é a realização da IV Jornada de Extensão da UFRR, nos dias 24 e 25 de setembro, promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão (PRAE), com apoio da Defensoria Pública de Roraima, Prefeitura de Boa Vista, Receita Federal e Instituto de Identificação Odílio Cruz.
Com o tema “Saberes que dialogam, extensão que transforma”, o evento tem como objetivo fortalecer a interação entre universidade e sociedade, evidenciando o papel da extensão universitária na transformação da realidade local.
As atividades serão realizadas de forma presencial em três locais:
- Centro de Atendimento ao Acadêmico (entre os blocos VI e VII do campus Paricarana/UFRR);
- Escola Municipal Valdemarina Normando Martins;
- Creche do bairro Nova Cidade.
Serviços e ações oferecidas
Durante a Jornada, a comunidade terá acesso a diversos serviços e atividades, como:
- Atendimentos jurídicos com a Defensoria Pública;
- Emissão de CPF pela Receita Federal;
- Emissão de carteira de identidade pelo Instituto Odílio Cruz;
- Oficinas de projetos extensionistas da UFRR;
- Exposição de experimentos do Circuito das Ciências da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT);
- Apresentações de trabalhos acadêmicos;
- Feira de artesanato e comidas típicas;
- Apresentações culturais e muito mais.
Inscrições
As inscrições para participar das atividades da Jornada estão abertas até o dia 22 de setembro, por meio de formulário eletrônico. Já o prazo para submissão de trabalhos acadêmicos vai até esta segunda-feira (8 de setembro), também via formulário online.
O reitor da UFRR, José Geraldo Ticianeli, reforça o papel transformador da universidade ao longo de sua trajetória:
“Nesses 36 anos, a UFRR vem reafirmando seu compromisso de transformar vidas e a região à qual está inserida. Buscamos gerar conhecimento para o desenvolvimento de Roraima, da Amazônia e do Brasil. Estamos sempre trabalhando com responsabilidade social, inclusão e excelência acadêmica. Deixo meus parabéns para a nossa UFRR”, destacou.
O vice-reitor, Silvestre Lopes da Nóbrega, também ressaltou a relevância institucional da universidade:
“A UFRR tornou-se um vetor estratégico para o desenvolvimento de Roraima e da Amazônia, unindo educação de qualidade, ciência inovadora e compromisso social, com projeção nacional e internacional.”
Fonte: UFRR
Por: M3 Comunicação