
Entrega de documentos pode ser virtual ou presencial. Foto: Reprodução
Última modificação em 5 de setembro de 2025 às 11:29
Os estudantes pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025, têm até esta sexta-feira, dia 5 de setembro, para apresentar a documentação que comprove as informações fornecidas no momento da inscrição.
A entrega dos documentos deve ser feita diretamente à instituição de ensino superior privada para a qual o candidato foi selecionado. Essa entrega pode ocorrer de forma online, por meio do site da própria instituição, ou presencialmente, conforme as diretrizes estabelecidas por cada faculdade.
A lista de espera do Prouni está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, na seção destinada ao programa. Ela contempla os candidatos que não foram convocados nas chamadas regulares ou que tiveram a candidatura indeferida devido à ausência de formação de turma no curso escolhido.
O programa federal oferece bolsas de estudo em instituições privadas, sendo elas integrais (100%) ou parciais (50% do valor da mensalidade), conforme critérios socioeconômicos.
Documentos exigidos
Entre os documentos que devem ser apresentados estão:
- Documento oficial de identificação com foto e CPF do candidato e dos integrantes do grupo familiar;
- Comprovantes recentes de renda que demonstrem a renda bruta mensal de todos os membros da família;
- Comprovante de residência em nome do estudante ou de alguém do grupo familiar;
- Certificado de conclusão do ensino médio, obedecendo às regras do Prouni (como ter cursado o ensino médio em escola pública).
Estudantes que frequentaram escola particular na condição de bolsistas devem apresentar declaração da instituição confirmando essa situação.
Responsabilidades das instituições de ensino
A faculdade deve fornecer um comprovante de recebimento da documentação no momento da entrega. Até o dia 12 de setembro, as instituições participantes devem informar se o candidato foi aprovado ou não na etapa de comprovação. Se aprovado, será emitido o termo de concessão da bolsa.
O edital determina ainda que, caso a instituição opte por realizar um processo seletivo próprio, essa exigência já deve ter sido comunicada formalmente aos candidatos.
É vedada a cobrança de qualquer taxa referente ao processo seletivo do Prouni.
Nesta edição, o programa oferece mais de 211 mil bolsas de estudo – sendo cerca de 118 mil integrais e 93 mil parciais – distribuídas em mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação