Local vai fornecer assistência a mais de 10 mil indígenas em 60 comunidades indígenas no território. Foto: Mayra Wapichana / Funai
Última modificação em 3 de setembro de 2025 às 11:25
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, virá a Roraima para a inauguração do Centro de Referência de Saúde Indígena na região de Surucucu, na Terra Indígena Yanomami, prevista para o próximo sábado, 6. Essa é a primeira vez que Padilha visita o Estado.
A comitiva ministerial, que deve contar com políticos locais como o deputado Gabriel Mota (Republicanos-RR), irá chegar a Boa Vista por volta das 7h para, às 7h30, embarcar em um voo para Surucucu.
A agenda segue com o planejamento para a manhã, com uma visita técnica liderada pelo ministro para acompanhar o início dos atendimentos no Centro de Referência. Após as 12h a equipe deve retornar à Boa Vista com previsão de chegada às 13h30.
Já na capital, o ministro deve visitar a Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas, com 36 leitos no Hospital Universitário de Roraima. No mesmo dia, às 16h, a comitiva segue para o último compromisso da agenda: uma visita a Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena). Por fim, às 17h30, a equipe deve retornar a Brasília.
Centro de Referência de Saúde Indígena
Em agosto de 2025 uma equipe do Governo Federal composta por membros da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) acompanhou a visita do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) à comunidade indígena Surucucu, onde fica o Centro de Referência.
A unidade foi construída para fornecer assistência a mais de 10 mil indígenas em 60 comunidades indígenas no território. A obra faz parte de um acordo de cooperação com a Central Única das Favelas (CUFA) e uma entidade não governamental alemã.
Por: M3 Comunicação Integrada