
Símbolo da cultura roraimense, a iguaria mistura tradições indígenas e nordestinas, ganhando ainda mais força com o reconhecimento oficial. Foto: Divulgação
Última modificação em 29 de agosto de 2025 às 14:35
O sabor que já atravessou fronteiras agora é oficialmente reconhecido em todo o Brasil. O Governo Federal concedeu ao município de Boa Vista o título de Capital Nacional da Paçoca de Carne com Farinha, por meio da Lei nº 15.195/2025, publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 28.
Símbolo da cultura roraimense, a iguaria mistura tradições indígenas e nordestinas, ganhando ainda mais força com o reconhecimento oficial. A paçoca de carne com farinha representa mais do que um prato típico: é parte da história, da cultura e da identidade do povo de Roraima. O título nacional celebra Boa Vista e valoriza uma tradição que já conquistou o Brasil e o mundo, além de reconhecer o trabalho de todos que mantêm viva essa herança cultural e gastronômica.

Paçoca gigante que encanta o mundo
Durante a celebração dos 25 anos do Boa Vista Junina, em junho deste ano, a Maior Paçoca do Mundo bateu mais um recorde, atingindo a marca histórica de 1 tonelada e 547,5 kg, superando o recorde anterior de 1.356 kg, registrado em 2024, quando entrou para o Guinness World Records (Livro dos Recordes).
Em sua 10ª edição, a paçoca foi servida a mais de 18 mil pessoas, em porções de 200g — o dobro do tamanho oferecido no ano passado —, confirmando-se como um dos momentos mais aguardados do Maior Arraial da Amazônia.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação