
As apreensões fazem parte da operação de desintrusão de garimpeiros das Terras Indígenas (TI) em Roraima. Foto: Divulgação
Última modificação em 29 de agosto de 2025 às 14:27
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Roraima realizou duas apreensões significativas nesta quinta (28) e sexta-feira (29), em Boa Vista: uma aeronave de asa fixa e mil litros de combustível de aviação.
Apreensão da aeronave
Na manhã de quinta-feira (28), após informações sobre uma tentativa de pouso forçado em uma fazenda às margens da BR-174 Norte, agentes da PRF localizaram uma aeronave de pequeno porte acidentada em área de mata. A tentativa de pouso resultou em colisão com um caminhão, forçando a aeronave a arremeter sem o trem de pouso, o que causou sua queda e danificou a cauda.
A aeronave apresentava sinais de irregularidades: o prefixo estava adulterado com adesivo contendo outra numeração e havia apenas o assento do piloto, o que indica possível uso para o transporte de insumos, equipamentos ou minérios ligados ao garimpo ilegal em Terras Indígenas.
A ocorrência foi encaminhada aos órgãos competentes: IBAMA, ANTT, Polícia Federal e SERIPA VII.
Apreensão de combustível
Na madrugada de sexta-feira (29), durante fiscalização na Unidade Operacional da PRF na BR-174, um veículo desobedeceu ordem de parada e foi abandonado pouco depois. No interior do automóvel foram encontrados 20 carotes contendo, no total, mil litros de combustível de aviação. Os ocupantes não foram localizados.
O veículo e o combustível foram encaminhados à Polícia Civil.

Combate ao garimpo ilegal
As apreensões fazem parte da operação de desintrusão de garimpeiros das Terras Indígenas (TI) em Roraima, coordenada pelo Ministério da Justiça e pela Casa de Governo. A ação também visa enfraquecer a cadeia logística de transporte, armazenamento e fornecimento de insumos ao garimpo ilegal, inclusive em áreas fora das TIs.
Fonte: PRF
Por: M3 Comunicação