
Cada consumidor pretende adquirir, em média, três produtos. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
A maioria dos brasileiros (52%) pretende comprar ovos de Páscoa este ano, com um gasto médio estimado de R$ 59,00 em chocolates. Cada consumidor pretende adquirir, em média, três produtos. Os dados são da pesquisa “A paixão do brasileiro pelo chocolate”, realizada pela consultoria Nexus e divulgada na última sexta-feira (11).
Apesar da intenção de compra, o levantamento revelou que 43% dos entrevistados nunca compraram um ovo de Páscoa. Em contrapartida, 37% afirmaram adquirir o produto todos os anos, enquanto 19% o fazem ocasionalmente.
O preço elevado foi apontado como principal motivo para não comprar ovos ou outros tipos de chocolate por 36% dos participantes. Entre os jovens de 18 a 24 anos, esse índice sobe para 43%.
O hábito de consumir ovos de Páscoa anualmente é mais comum entre moradores da região Sudeste (40%), pessoas com idades entre 35 e 40 anos (44%), com renda familiar superior a cinco salários mínimos (49%) e que têm filhos menores de 18 anos (50%).
Compras devem se intensificar até o dia 20
Entre os consumidores que pretendem comprar ovos este ano, 18% já realizaram as compras. Outros 34% devem ir às lojas até o domingo de Páscoa, em 20 de abril.
Um dado que chama atenção é que 21% das pessoas com renda familiar de até um salário mínimo já garantiram seus chocolates. Em contrapartida, 45% daqueles com renda acima de cinco salários mínimos ainda não fizeram nenhuma compra para a data.
Entre os consumidores que desistiram de comprar ovos de Páscoa este ano, 21% afirmaram que devem optar por outros tipos de chocolate, enquanto 27% não pretendem comprar nenhum produto relacionado à data.
A pesquisa ouviu duas mil pessoas com 18 anos ou mais, em todas as regiões do país, entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
Fonte: Agência Brasil
Por: M3 Comunicação