
A programação segue até 22 de agosto em diversas escolas da área urbana, rural e indígena. Foto: Divulgação
Última modificação em 20 de agosto de 2025 às 09:11
Com uma programação repleta de música, dança, atividades lúdicas e muito aprendizado, o 3º Festival da Primeira Infância teve início na última terça-feira, 19, na Escola Municipal José Arnóbio da Silva. O evento segue até o dia 22 de agosto, envolvendo unidades de ensino das zonas urbana, rural e indígena.
Neste ano, o festival traz o tema “Ler, Brincar e Imaginar: Vivências da Infância nas Práticas Sociais de Leitura e Escrita”, com o objetivo de estimular o desenvolvimento da leitura, da escrita e da imaginação desde os primeiros anos de vida, entre alunos de creches e pré-escolas.
A abertura do festival contou com salas temáticas, contação de histórias, apresentações de balé, show de mágica, pintura facial, construção de jogos, árvore literária, mural da história, ateliê pedagógico e outras atividades que integraram crianças, pais, responsáveis e professores.

Intencionalidade pedagógica
O festival apresenta projetos desenvolvidos pelas crianças ao longo do ano letivo, valorizando a aprendizagem por meio de experiências significativas na sala de aula. A proposta é fortalecer o vínculo entre as práticas pedagógicas e o universo infantil, estimulando a criatividade, a expressão e o letramento.
Segundo educadoras envolvidas no evento, as atividades propostas são pensadas com intencionalidade pedagógica, para que os pequenos vivenciem, de forma lúdica e interativa, os primeiros passos na leitura, na escrita, na arte e na construção do pensamento crítico. A utilização de materiais recicláveis, por exemplo, também traz reflexões sobre o cuidado com o meio ambiente.
Entre os destaques do festival, está a participação ativa das famílias. Hamilton, pai da pequena Helena, de 5 anos, enfatizou a importância de atividades que envolvem consciência ambiental e desenvolvimento infantil.
Mês da Primeira Infância
Agosto é celebrado como o Mês da Primeira Infância, um período voltado à promoção de ações que reconhecem a importância dos primeiros 1.000 dias de vida na formação e desenvolvimento das crianças. A fase da Primeira Infância, que vai do nascimento até os 6 anos, é essencial para o fortalecimento de vínculos, habilidades cognitivas e socioemocionais, e o despertar para a educação e cidadania.
O Festival da Primeira Infância segue até sexta-feira, 22, com programações especiais em várias escolas e centros educacionais, reforçando o compromisso com uma educação mais inclusiva, criativa e significativa para os pequenos.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação