O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim e tem como objetivo fortalecer os laços culturais entre Portugal e Roraima. Foto: Divulgação
Última modificação em 25 de agosto de 2025 às 14:51
Entre os dias 29 e 31 de agosto, o Parque Anauá, em Boa Vista, será palco de uma imersão cultural que promete unir tradição, gastronomia e música: a 3ª Feira Gastronômica – Dia de Portugal em Roraima. O evento, com entrada gratuita, é promovido pela Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim e tem como objetivo fortalecer os laços culturais entre Portugal e Roraima.
Com o apoio do Governo do Estado e financiamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, a feira traz uma programação diversificada que vai além da culinária, oferecendo ao público uma verdadeira experiência luso-brasileira.
Chefs convidados e restaurantes locais prepararam um cardápio especial que homenageia os clássicos da cozinha portuguesa. Pratos típicos estarão disponíveis a valores acessíveis, promovendo o acesso da população às delícias tradicionais de Portugal, como parte de um intercâmbio cultural e gastronômico.
Cultura viva: palestras, exposições e aulas show
Além da gastronomia, o evento contará com atividades culturais como:
- Palestras no estande cultural
- Aulas show com iguarias portuguesas
- Exposição “Brasões e Sobrenomes Portugueses”
- Mostra “A língua que se escreve sobre o mar – Camões 500 anos”
Para Margareth Coimbra, presidente da Comunidade Portuguesa Forte São Joaquim, a feira é uma oportunidade para reafirmar a presença portuguesa em Roraima.
“Este evento permite que a população conheça aspectos únicos da cultura portuguesa e fortalece a identidade dos portugueses que vivem no extremo Norte do Brasil”, destaca.
Música e dança tradicionais completam a experiência
A programação artística será outro destaque:
- Sexta-feira (29/08): show com os fadistas Ciça Marinho e Vinicius Rocha, vindos de São Paulo. O Fado, gênero musical português reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, promete emocionar o público.
- Sábado (30/08): apresentação do Rancho Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo, um dos grupos mais antigos do Brasil, fundado em 1973. O grupo trará mais de 150 trajes típicos representando todas as regiões de Portugal e suas ilhas.

Tradição, memória e identidade
A feira é mais do que um evento cultural: é um gesto de preservação e celebração da herança portuguesa em terras brasileiras.
“Roraima faz parte da história viva da lusofonia, funcionando como uma ponte entre a memória e os afetos culturais, especialmente em tempos de imigração e troca de saberes”, reforça Margareth Coimbra.
A 3ª Feira Gastronômica – Dia de Portugal em Roraima promete ser um fim de semana memorável, marcado por sabores, sons e saberes que aproximam Brasil e Portugal em um encontro para todas as idades.
Confira a programação completa
Sexta (29/08)
- 18h30 – Solenidade de abertura.
- Apresentação da Banda de Música da Polícia Militar do Estado, com os hinos do Brasil e de Portugal.
- Início do funcionamento dos restaurantes com iguarias portuguesas.
- 20h – Apresentação dos fadistas Ciça Marinho e Vinicius Rocha, com músicos (violão e guitarra portuguesa).
- 22h – Show musical com artista local
Sábado (30/08)
- 11h30 – Abertura dos restaurantes com iguarias portuguesas. Funcionamento até à noite.
- 15h – Estande Cultural. Palestra: “Vida e obra da escritora portuguesa Florbela Espanca”. declamação de suas poesias. Palestrante: Advogada e Professora Renatta Reis Gomes Alves.
- 15h30 – Cozinha no palco: oficina do tradicional Bolo de Maçã do Curral das Freiras – Ilha da Madeira, por Maria e Virgínia Sardinha Gonçalves, do “Sabores e Saberes da Nossa Terra” e da Associação Luso-Brasileira de Beneficência Madeirense de São Paulo.
- 16h30 – Estande Cultural. Palestra: “Amazônia Caribenha: o papel de Pedro Teixeira na consolidação da presença portuguesa”. Palestrante: Dr. Reginaldo Gomes de Oliveira, Professor aposentado, do curso de História da UFRR; Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo; Membro titular da Academia Roraimense de Letras.
- 18h – Estande Cultural. Palestra: “Camões e sua importância para a língua portuguesa”. Palestrante: Manuel Sousa Fonseca, Português, Pres. da Casa de Portugal e da Lusofonia do Acre, escritor, poeta e jornalista.
- 19h – Cozinha no palco: aula show de gastronomia portuguesa com a chef Flávia Masiero.
- 20h – Apresentação do Grupo de Dança com o Rancho Folclórico da Casa de Portugal de São Paulo.
- 21h – Show musical com artista local
Domingo (31/08)
- 11h30 – Abertura dos restaurantes para almoço – iguarias portuguesas.
- 16h – Encerramento das atividades da Feira Gastronômica.
Com informações da Assessoria
Por: M3 Comunicação